terça-feira, 1 de março de 2011

Fique por dentro!

Frase do dia


"Só existem dois dias no ano
que nada pode ser feito.
Um se chama ontem e
o outro se chama amanhã,
portanto, hoje é o dia."


Prefeitura Municipal de Joinville
Concursos Públicos

Concurso Público - Município de Joinville - Inscrições de 18/02 a 18/03/2011
Processo Seletivo ACT´s - Município de Joinville - Inscrições de 18/02 a 18/03/2011

Fonte - http://www.sociesc.org.br/pt/concursos

Curso LINUX EDUCACIONAL em fase de experimentação




Ainda em fase de ajustes o Ministério da Educação através da formação continuada, em breve lançará oficialmente o curso de LINUX EDUCACIONAL com uma linguagem simples e atrativa, que foi desenvolvido com vistas a potencializar os profissionais da educação no contexto escolar. Conheça a plataforma:

TECNOLOGIA EDUCACIONAL

 

Informática na Educação

 

Informática na educação significa aplicar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas, ampliando os espaços de ensino e aprendizagem. Porém, também faz-se necessário que o professor proporcione condições favoráveis à construção do conhecimento e  à reflexão sobre esse processo. Isso significa que não basta colocar o aluno em contato com a tecnologia, pois o simples acesso às TICs não garante a aprendizagem.

É importante que o professor planeje sua prática e que essa contemple a exploração de diferentes fontes de pesquisa, privilegiando a reflexão, a construção, a autoria, a participação, a comunicação, a troca de ideias e o trabalho coletivo. Sem um planejamento para a inclusão das TICs na educação, pode-se reproduzir uma prática calcada na mera transmissão e reprodução de conteúdos.
Assista ao vídeo que apresenta essa situação.

Outro  aspecto importante a ser considerado é a preocupação que o professor deve ter sobre seu conhecimento acerca das TIC's, afinal, para propor uma prática permeada pelas tecnologias e que utilize todo o potencial que elas oferecem, é necessário, antes de tudo, conhecê-las de fato. O professor precisa ser um permanente pesquisador para poder articular os recursos tecnológicos com a prática educacional, fazendo do laboratório de informática  uma extensão das ações desenvolvidas em sala de aula. Vale destacar que os recursos tecnológicos não se resumem à conexão com a internet. Diferentes programas, aliados à criatividade, podem resultar em excelentes práticas educacionais.

Leia o texto "O trabalho do professor e as novas tecnologias".



Você já leu Jean Piaget? 


Jean Piaget (*1896 + 1980) foi um importante epistemólogo suíço e, em seus estudos, buscou os mecanismos do desenvolvimento cognitivo humano.
De acordo com esse autor, o desenvolvimento da inteligência é uma criação contínua, caracterizado pela construção de estruturas totalmente novas, ou pelo menos refeitas, em função das novidades. Essa construção se dá através das relações de troca entre o sujeito e os objetos de conhecimento, que podem ser elementos físicos (concretos), outros sujeitos (relações sociais) ou ainda virtuais, que se constituem em pensamento e não são observáveis.
Para os educadores, a sua principal contribuição está na possibilidade de compreender as ações dos alunos na sala de aula e trabalhar a partir delas, ampliando os objetos de conhecimento e as possibilidades de relações. O papel do professor, nesse sentido, está na possibilidade de contrapor hipóteses e ajudar as crianças a solucionar conflitos cognitivos, que poderão resultar na construção efetiva de conhecimento, ao invés da mera memorização das informações.

Para saber mais:
COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, 1º. Anais... 2009. Acesso em: 15 maio 2010.
LAJONQUIÈRE, Leandro de. Piaget: notas para uma teoria construtivista da inteligência. Psicol., São Paulo, USP, v. 8, n. 1,  1997. Acesso em: 03 maio 2010.
SLOMP, Paulo Francisco. Psicologia da Educação [blog]. Acesso em: 10 maio 2010.

Fonte - http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo1_1_2.html

Laboratório de Informática


Laboratórios de informática, são salas equipadas com computadores, geralmente conectados à Internet, que têm como objetivo apoiar processos de ensino e aprendizagem. A forma como as instituições os disponibilizam varia de acordo com seu projeto político-pedagógico. No entanto, é sempre bom que seja um local aberto a alunos, professores e comunidade. Isso porque os laboratórios de informática devem ser espaços que favoreçam a liberdade (sempre com responsabilidade e criatividade).

Computadores oferecem a possibilidade de utilizar diversos recursos, os quais podem ser utilizados para os mais variados fins educacionais: pesquisas, redação de trabalhos escolares, trabalhos em grupo etc. Porém, para que todos possam tirar proveito desses recursos, é importante que o laboratório de informática não seja uma alternativa para a falta de planejamento do professor nem um prêmio para o bom comportamento dos alunos, mas uma extensão da sala de aula e da biblioteca, um espaço democrático, prazeroso e de todos. Só assim a escola poderá formar parcerias com a comunidade, desenvolvendo projetos voltados para a mesma e contribuindo para diminuir a exclusão digital.

Por todas essas razões é importante que o professor esteja sempre presente para acompanhar e auxiliar os alunos. Também é importante que se aproprie dos recursos informáticos, o que significa dominar as tecnologias e não apenas ter acesso a elas. Somente apropriando-se desses conhecimentos é possível orientar os alunos, com vistas a  maximizar interações e contribuir para um processo de questionamento, reflexão e construção do conhecimento

Curiosidade 
O ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação) tem como objetivo introduzir o uso pedagógico das tecnologias nas escolas da rede pública. Por meio de uma parceria entre Governo Federal, Estados e Municípios, distribui às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educativos. Acesse ProInfo/MEC.

Leituras sobre Informática Educativa

 

Retomando minhas funções na área tecnológica encontrei algumas sugestões de leituras:

>> Revista Tecnologias na Educação

Artigos de educadores na área tecnológia.

>> Revista TV Escola

A revista trata da formação dos professores para o uso das TICs, apresenta o Portal da TV Escola e algumas das experiências finalistas do prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

>> Cartilha Tecnologias na Escola

A publicação propõem uma reflexão sobre como as ferramentas digitais podem ajudar a repensar o formato tradicional de educação.

Se você tiver outras dicas, deixe aqui nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário